Monday, February 25, 2013

Livro Lido e Discutido - Emma


Adoramos ler Emma e chegamos a seguinte conclusão, como todos ao redor do mundo.
Emma Woodhouse, é linda, rica e muito inteligente, excelente filha e amiga, mas péssima conselheira amorosa e casamenteira...hehehe. Ela é super mimada e adora manipular as situações, acha que tem razão em tudo quanto a unir 2 pessoas desconhecidas. E não percebe os perigos ao influenciar a decisão das pessoas, no que diz respeito ao amor.
Mas, ao de deparar com o próprio sentimento, muitas coisas mudam na vida de Emma.
Bom, notamos que Emma Woodhouse é a primeira heroína de Austen sem preocupações financeiras, o que é a razão, segundo ela declara para a ingênua Miss Smith, de não ter interesse em casar.
...
Resumo...

"Emma Woodhouse, aos 20 anos, é uma bela e privilegiada mulher inglesa, que vive na propriedade fictícia de Hartfield, em Surrey, na vila de Highbury, com seu pai, um hipocondríaco. O amigo e único critico de Emma, o gentil George Knightley, é seu vizinho no condado de Donwell, e irmão do marido de sua irmã mais velha, Isabella.
Quando o romance inicia, Emma está justamente presenciando o enlace de Miss Taylor, sua melhor amiga e antiga governanta, com Mr. Weston, casamento esse que foi possibilitado pela ação de Emma, o que a leva a tomar a decisão de manipular a vida das pessoas com a função de planejar e promover aproximações e casamentos.
A despeito das advertências de Mr. Knightley, Emma exerce indiscriminadamente sua função de “casamenteira”, e tenta aproximar sua nova amiga Harriet Smith, uma doce, mas não muito brilhante adolescente de 17 anos, de Mr. Elton, o pároco local. Emma tenta convencer Mr. Elton, aos poucos, de que as constantes atenções são resultantes da atração e do amor crescente que Harriet lhe dispensa. Sente, porém, que vários eventos podem atrapalhar seus planos, e assim persuade Harriet a recusar uma vantajosa proposta de casamento, com o gentil e jovem fazendeiro Mr. Martin, que Emma decide não ser adequado para Harriet, convencendo-a a rejeitá-lo.
Mediante as várias atenções dispensadas por Emma para com Mr. Elton, na tentativa de influenciá-lo para o casamento com Harriet, e sendo ele desejoso de galgar posições sociais, propõe casamento para Emma, enganado pelas evidências. Emma, surpresa ante o ocorrido, revela que o imaginava atraído por Harriet, com quem Mr. Elton rejeita a idéia de casar, pois a considera socialmente inferior. Após rejeitar, ela mesma, Mr. Elton, Harriet fica decepcionada, e Emma tenta convencê-la de que Mr. Elton é indigno dela. Mr. Elton revela-se cada vez mais arrogante e pomposo, e retorna posteriormente para Bath com uma vulgar, mas rica esposa, que começa a fazer parte do círculo social local.
Um interessante acontecimento é a chegada, nas proximidades, de Frank Churchill, filho de Mr. Weston; Emma nunca o encontrara, mas fica interessada em conhecê-lo. Outras personagens são a órfã Jane Fairfax, a reservada, bela e elegante sobrinha da falante Miss Bates, uma solteirona bem-relacionada, mas muito pobre.
Emma tenta relacionar-se, ela mesma, com Frank, pois acredita que eles fazem um “lindo par”. Posteriormente, descobre que Jane e Frank estavam secretamente compromissados, e que a atenção que ele lhe dava era para disfarçar seu relacionamento clandestino com Jane.
Quando, porém, Harriet confidencia que pensa em Mr. Knightley com amor, o ciúme faz com que Emma perceba em si mesma o amor por ele. Ele a ama por longo tempo, e após o relacionamento de Jane e Frank ser revelado, Mr. Knightley propõe casamento a Emma, que aceita.
Eventualmente, Harriet se reconcilia com o jovem fazendeiro Mr. Martin, e eles casam. Jane e Emma se reconciliam antes de Jane e Frank irem para Yorkshire. Finalmente, Emma e Mr. Knightley decidem que, após o casamento, vão viver com o pai de Emma em Hartfield, ao invés de morar na propriedade de Knightley, em Donwell." (Wikipédia)

2 comments:

  1. Grande livro, e grande autora! Me alegra muito ver cada vez mais sites sobre as obras de Jane Austen. Tenho quase todos os livros dela, mas viajando tanto como viajo, tive de condensá-los todos numa maquineta (viva o Kindle! :P).
    Não há nada que bata o cheiro a folhas de livro, mas hey. Pelo lado positivo, encontrei o Emma para baixar grátis, olha só: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Emma

    E aí há mais de Jane Austen, para quem também já aderiu às novas tecnologias!
    Espero que disfrutem! (:

    ReplyDelete